
Corpo e mente em sintonia

Com a correria do dia-a-dia, as vezes cuidamos mais de uma coisa e menos de outra. Neste caso, vamos falar de quando cuidamos mais do copo ou da mente. É sempre importante manter essas duas áreas em sintonia.
Existe uma relação estreita entre a saúde mental e a prática de exercícios, alguns estudos constataram benefícios significativos da atividade física em pessoas com elevado nível de ansiedade e depressão. Como assim? A prática regular de exercícios auxilia a regulação de neuro receptores centrais que desempenham um importante papel no desencadeamento desses transtornos. Em algumas situações em que estamos cansados psicologicamente, abatidos, desanimados ou tristes, a escolha pela prática de atividade física, associada a uma boa alimentação, ajudará a reverter este quadro.
A prática de atividades físicas proporciona uma harmonização corporal, além de melhorar a ansiedade. Existem técnicas de relaxamento que, apesar de não trabalhar a parte física, focam na respiração e na autoconfiança da pessoa.
Mas como a atividade física contribui para a saúde mental? Os exercícios melhoram a condição muscular e cardiovascular. Algumas pesquisas já mostram que o exercício reduz o estresse e melhora o convívio social.
Apesar de parecerem inofensivos, todo e qualquer exercício físico introduzido na rotina de pacientes em tratamento psiquiátrico deve ser previamente orientado por um profissional especializado.
Existem situações que facilitam o aparecimento das doenças emocionais como o desgaste profissional e a carga horária de trabalho exagerada. Por isso, é de extrema importância saber respeitar o corpo e não o esperar chegar no limite. É necessário tirar férias para repor as energias, fazer um intervalo para o almoço e não se submeter a muitas horas seguidas de trabalho.
Mente e corpo se relacionam. E nessa relação, como em qualquer outra, o sucesso e o bem-estar dependem do grau de parceria. Se a mente e o corpo se respeitarem, caminharão juntos por uma vida inteira.